0
Seu carrinho está vazio
Dicas

10 Macetes e Dicas para fazer o Bebê Dormir

Publicado em 12.12.2021 |
Visualizações
2.071 visualizações

Os bebês dormem bastante: cochilam durante a maior parte do dia e nem sempre vão pegar no sono exatamente no horário dos pais. Isso pode acabar sendo cansativo e muitos recorrem à dicas e truques para acalmar os bebês na tentativa de induzi-los ao sono. 

Hoje é exatamente isso que vamos abordar: as principais dicas para fazer o bebê dormir e, melhor, ajudar a criar uma rotina de sono que seja compatível com a dos pais.

Macetes e Dicas para fazer o Bebê Dormir

dicas bebe dormir

Durante as primeiras fases de vida de uma criança o descanso é fundamental, pois é durante esse período que ocorre o desenvolvimento sensorial e cognitivo, bem como físico da criança. Quanto melhor sua rotina de sono, melhor também sua qualidade de vida.

Mas é comum que durante os primeiros meses de vida o bebê acorde de hora em hora para se alimentar, o que acaba mexendo com a rotina dos pais. 

De acordo com a pediatra e pneumologista Dr.ª Sani Santos Ribeiro, os bebês dormem, em média, 18 horas por dia. É importante lembrar também que cada bebê é único e responde ao sono e cansaço de diferentes modos. O importante é trazer a rotina de descanso da criança o mais próximo possível da rotina dos pais.

Idade Horas de Sono Sestas
Recém-nascido 16 a 18 horas não
1 mês 15 a 16 horas não
4 mês 9 a 12 horas 2 durante o dia de 2 a 3 horas
6 mês 11 horas 2 durante o dia de 2 a 3 horas
9 mês 11 horas 2 durante o dia de 1 a 2 horas
1 ano 10 a 11 horas 2 durante o dia de 1 a 2 horas
2 anos 11 horas 1 durante o dia de 2 horas
3 anos 10 a 11 horas 1 durante o dia de 2 horas

Mas então, como começar? 

10 Dicas para fazer o Bebê Dormir 

Primeiro, lembre-se que não existe mágica. A primeira coisa que precisamos analisar é a rotina que estamos inserindo a criança, pois não existe truque para fazer uma criança dormir se ela não estiver cansada. 

Se ela estiver acordando durante a noite, você pode estar se perguntando se está fazendo manha, ou se de fato o bebê está com fome.

A dica aqui é testar. Se a criança, após amamentada, pegar no sono com facilidade, muito provavelmente seja sim fome. Caso ela rejeite a amamentação e se acalme no colo da mamãe, pode ser somente saudade dos pais. 

10. Crie uma rotina 

criar rotina bebe dormir

Bebês e crianças aprendem tudo através da observação. Criar simples hábitos em conjunto com o bebê o ajudará a criar a percepção entre o dia e a hora de dormir. Você pode fazer isso de diversos modos e um deles é deixar as cortinas e janelas abertas durante o dia, permitindo que a claridade entre no seu lar. Já ao entardecer, fechar tudo e preservar um ritmo mais tranquilo.

O mesmo vale para o tom de voz. Durante o dia, brinque, cante e aproveite. Já a noite você deve desacelerar, com falas mais baixas e sussurros para relaxar.

9. Um banho morno antes de dormir

banho bebe dicas dormir

Ainda dentro da rotina de descanso temos o banho morno. É uma das melhores dicas para relaxar a criança e diminuir sua hiperatividade. 

Utilize a pressão da própria água para massagear os ombros e as costas da criança. Além disso, você pode criar diálogos calmos e passivos que acalmem e tranquilizem a criança.

8. Brinque horas antes de dormir

Brincar para o Bebê Dormir

Nada melhor que brincar bastante antes de dormir. Todo mundo sabe que depois de algumas horas de atividade a criança tende a cair no sono. Adapte essa dica para sua realidade. Você conhece seu filho e sabe melhor do que ninguém o horário ideal para dar esse último gás e embalá-lo no processo de sono.

7. Cante cantigas de ninar

cancoes ninar bebe dormir

Essa dica é uma das mais antigas e funciona muito bem. Embalar o sono do bebê com uma cantiga é muito mais fácil do que simplesmente deixá-lo a esmo.

A voz materna/paterna, juntamente com movimentos no colo, podem ajudar a tranquilizar o bebê. Porém, uma dica importante é deixar que a criança se acostume com a rotina de dormir sozinha no berço, não no colo, a fim de não torná-la dependente.

Se não conhece muitas canções, saiba que hoje, juntamente com todas as facilidades da internet, você pode encontrar absolutamente tudo numa simples busca. Além disso, o Spotify e o Youtube oferecem playlists dedicadas a ajudar o bebê dormir.

Algumas sugestões: 

  • Alecrim dourado;
  • Brilha, brilha, estrelinha;
  • Nana neném;
  • Ursinho Pimpão;
  • Boi da cara-preta;
  • Bicho-papão;
  • Dona aranha;
  • O Cravo brigou com a Rosa;
  • Se essa rua fosse minha.

6. Conte histórias para dormir

contar historias bebe dormir

A presença dos pais, por meio da voz, é tranquilizante e você deve utilizá-la a seu favor para fazer o bebê dormir. 

Existem muitos livros e contos infantis disponíveis por aí. Até mesmo com uma simples pesquisa na internet você encontra diversas histórias curtinhas e didáticas para auxiliar na missão de fazer a criança dormir.

Lembre-se de fazer isso com o bebê no berço, com luzes baixas, criando a atmosfera perfeita para induzir o neném ao sono.

5. Não atenda ao chamado do bebê imediatamente

como fazer bebe dormir

Cuidado para não criar hábitos ruins na rotina do bebê. Lembre-se que utilizam o choro como principal meio de obter atenção. É fundamental verificar sempre, mas não caia no erro de atender a todos os chamados com facilidade.

Você deve criar "casca" na criança e fazer com que entenda que o choro serve somente para necessidades reais. 

Lembre-se que isso não significa que devemos deixar a criança chorando até dormir por exaustão. Essa atitude pode criar o sentimento de abandono, bem como associar o ato de dormir com sensações de estresse e ansiedade.

4. Amamente-o antes de dormir

amamentar antes de dormir bebe

Com o passar dos meses as mamães começam a conhecer melhor como funcionam os cuidados em torno de um bebê e vão ganhando sapiência. Amamentar antes de embalar a criança no sono, por exemplo, é quase uma das melhores dicas para fazer o neném dormir. 

E isso não serve só para os pequeninos. Qualquer pessoa com fome não consegue descansar bem. Agora não há nada melhor que uma soneca após uma bela refeição.

A dica aqui é não exagerar na quantidade de leite. O excesso pode causar a reação contrária e acabar afetando a qualidade do sono.

3. Escolha Roupinhas confortáveis

roupinhas para bebe dormir

Na hora de deitar o bebê precisa estar vestido adequadamente para que se sinta bem e confortável. A dica aqui é apostar em modelos já bem consolidados, como os macaquinhos, macacões e o body bebê. 

Atente-se para o tipo de tecido utilizado na sua confecção. Aqui na La Luna Modas, por exemplo, optamos por peças feitas em 100% algodão, pois são leves, frescas, macias ao toque e extremamente confortáveis. Outra grande vantagem desse tipo de roupinha é que não causa reações alérgicas, tão menos irritações à pele, permitindo uma correta transpiração para uma noite de sono ainda melhor.

Além disso, evite excessos, pois atrapalham os movimentos e causam irritações. Faça com que o bebê se sinta livre e confortável.

2. Esteja atento à temperatura do ambiente

temperatura ambiente bebe dormir

Deixar a criança em um ambiente muito abafado ou frio pode ser também motivo para dificultar o sono do bebê. Especialistas apontam que a temperatura ideal para o sono gira entre 20 e 24 graus. 

Tome cuidado com as roupas que ele está vestindo e assegure-se de que sejam apropriadas à estação. 

Se você vive numa região muito quente, pode sim utilizar o ar-condicionado para amenizar a sensação térmica. Ele, por sinal, é mais saudável que o ventilador, que acaba jogando partículas de poeira no ar, que podem causar irritações ao bebê.

1. Crie um ritual para dormir

criar ritual para dormir bebe

Se encaixa com todas as dicas que citamos acima. Você deve pegar as melhores e reunir dentro de um pacote e criar uma espécie de ritual para fazer o bebê dormir.

Dê um banho morno, vista-o com uma roupinha confortável, amamente e cante uma canção. Esse ritual, com o tempo, será associado ao ato de dormir.

Bônus: evite fazer

  • Acostumar a criança a dormir no colo;
  • Acostumar a criança a dormir com os pais;
  • Não dar chás ou outros alimentos que prometem relaxar e ajudar no sono;
  • Atender a todo chamado de choro;
  • Embrulhar o bebê com excesso de roupas/mantas.

E aí, gostou das nossas dicas? São simples para que você possa colocar em prática o quanto antes. Depois, não esquece de deixar seu comentário aqui na nossa página, avisando se alguma das dicas acima ajudou a melhorar a rotina de sono do seu bebê. 

E se você tiver outras sugestões que podem contribuir com esta matéria, sinta-se a vontade para compartilhá-la através dos comentários. 

Fonte(s): Dorminhoco.com, Consul, Nestlé Baby and Me.

Ofertas Especiais

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.