0
Seu carrinho está vazio
Dicas

Como Trocar a Fralda do Bebê?

Publicado em 03.02.2022 |
28 visualizações

As crianças pequenas precisam usar fraldas desde o nascimento até conseguirem fazer as suas necessidades sozinhas. Dessa forma, quem tem filhos pequenos sabe o quanto é rotineira a tarefa de trocar a fralda do bebê e, por isso, muitos pais acabam fazendo isso no automático, sem dar a atenção que esse ato merece. Ocorre que a pele do bebê é muito sensível e, por isso, alguns cuidados não devem ser deixados de lado na hora da troca de fraldas.

Como Trocar a Fralda do Bebê?

Se você chegou até aqui, provavelmente essa é a sua dúvida e está em busca de resposta para essa pergunta que é o terror de muitas mamães e papais, principalmente os de primeira viagem. Contudo, não precisa se desesperar, pois, com um pouco de atenção e com as dicas que daremos ao longo deste post, rapidinho você se transforma em um expert na troca do bebê e poderá, assim, garantir que seu neném esteja sempre limpinho e protegido das assaduras.

Como Trocar a Fralda do Bebê

Importância de trocar corretamente as fraldas 

No início da vida, os bebês podem chegar a precisar de oito ou mais trocas de fralda durante o dia. Isso porque não dá para economizar nesse ponto, pois as crianças pequenas e os recém-nascidos têm uma pele muito sensível, que pode sofrer com irritações e assaduras se ficar muito tempo molhada por baixo da fralda.

Por isso, fazer a troca de fralda sempre que o bebê fizer as suas necessidades é essencial, além de fazer o uso dos produtos certos para a pele delicada da criança e das regras de higiene, que são fundamentais para evitar que seu neném contraia uma doença ou sofra com problemas de pele.

É preciso ter um cuidado especial com as partes íntimas das crianças, principalmente nas meninas. Isso porque a falta de limpeza ou mesmo a limpeza incorreta dessas regiões pode aumentar a proliferação de bactérias e gerar infecções e muitos outros problemas.

Assim, é fundamental que os papais e as mamães aprendam a trocar corretamente as fraldas do bebê para garantir uma melhor qualidade de vida para a criança e, consequentemente, um neném mais feliz e sorridente.

Os tipos de fraldas

Existem, basicamente, três grandes grupos de fraldas para bebê disponíveis no mercado: as descartáveis, as de pano ou tecido e as fraldas de vestir. Cada uma delas apresenta suas vantagens e desvantagens, cabendo aos papais e mamães escolherem a que melhor combina com o seu estilo de vida e o que desejam para o seu bebê.

Fralda Descartável para Bebê

Fraldas descartáveis

São os tipos de fraldas mais usados atualmente e contam com uma enorme versatilidade. São feitas para uso único e devem ser descartadas após a troca. Dessa forma, são consideradas extremamente higiênicas e práticas, pois já vêm prontas para usar e possuem alto poder de absorção.

Todavia, as fraldas descartáveis já foram alvo de polêmica, pois, ao mesmo tempo que tornam as nossas vidas mais práticas, acabam gerando um grande volume de lixo, visto que precisam ser trocadas com frequência. Por conta disso, muitos papais e mamães estão voltando para as fraldas de tecido, que já foram muito usadas em tempos passados.

Fralda de Pano para Bebê

Fraldas de pano

Se você nasceu até a década de 1980, certamente já usou uma dessas (ou pelo menos viu um varal cheio dessas fraldas secando ao sol). Antes do surgimento das fraldas descartáveis, as fraldas de pano eram uma solução encontrada para a higiene infantil, juntamente com as famosas “calças plásticas”.

Todavia, apesar da popularização das fraldas descartáveis ter quase que acabado com as fraldas de pano, o apelo para a questão ambiental tem feito com que essas fraldas feitas em tecido voltem ao mercado e se tornem cada vez mais usadas.

Mas vale lembrar que as fraldas de pano modernas não se parecem em nada com as que eram usadas no passado. Hoje, elas são fabricadas em tecidos confortáveis e impermeáveis e lembram bastante uma fralda descartável tradicional.

A grande diferença é que as fraldas de tecido modernas são laváveis e reutilizáveis. Para isso, utilizam em seu interior um tecido macio e absorvente, que evita irritações na pele do bebê. Dessa forma, elas podem ser reutilizadas centenas de vezes, evitando que você gaste dinheiro com fraldas ou que gere muito lixo.

Fralda de Vestir para Bebê

Fraldas de vestir

Esses modelos de fralda são mais indicados para crianças já maiorzinhas e que acabam dando um pouco mais de trabalho na hora da troca. São modelos descartáveis, mas que podem ser vestidas pela criança como se fosse uma roupa íntima. Dessa forma, você não precisa que o bebê fique deitado para fazer a troca e ganha mais agilidade nesse processo.

Há, ainda, alguns modelos de fraldas desse estilo que são feitas para que a criança possa ir na piscina ou no mar. A vantagem dessas fraldas é que elas conseguem segurar muito bem o xixi e o cocô e não ficam encharcadas com a água do mar ou da piscina. Todavia, assim que a criança sair da água, é necessário trocar a fralda e fazer a higiene da criança para evitar a proliferação de bactérias e a irritação da pele.

Tipos de Fralda

As melhores recomendações de fraldas

Seja qual for o tipo de fralda que você escolheu para o seu bebê, saiba que é muito importante testar várias marcas e modelos até encontrar aquela que é ideal para a criança. Isso porque alguns pequenos podem ter reações alérgicas por conta de algum componente do material das fraldas e, por isso, as mamães e os papais devem ficar atentos a qualquer sinal na pele da criança.

Outra dica importante aqui é não tentar economizar a todo custo. Isso porque, ao comprar uma fralda só porque é muito barata, você pode acabar gerando problemas de pele no bebê ou mesmo pode sofrer com vazamentos constantes. Dessa forma, precisará lavar as roupinhas com mais frequência e gastará comprando produtos para tratar as lesões de pele que a criança pode desenvolver. Ou seja, o barato pode sair caro no final das contas.

Por isso, separamos algumas marcas e modelos de fraldas que são consideradas as melhores por muitas mamães e papais e que estão disponíveis para compra aqui no Brasil:

1. Pampers Premium Care

Considerada por muitos como a melhor fralda descartável do mercado, ela é feita com um material extremamente confortável e que se adapta ao corpo do bebê, garantindo uma maior vedação. Além disso, ela possui uma super absorção, que pode suportar até 12 horas e ainda conta com o exclusivo sensor de umidade.

2. Pom Pom Protek Proteção de Mãe

Considerada uma das fraldas de melhor custo-benefício do mercado, a Pom Pom Protek Proteção de Mãe é um pouco mais fina que o convencional, mas conta com um gel poderoso, que absorve o xixi e consegue mantê-lo por até 12 horas longe da pele da criança. Além disso, possui diversos tamanhos que vão do P ao XXG.

3. Huggies Turma da Mônica Supreme Care

Essa é uma das marcas queridinhas do público brasileiro, pois é a que menos causa alergia nos pequenos. Além disso, ela é feita com materiais de qualidade, que conseguem absorver bem o xixi e proteger o bebê por até 12 horas. Ela também conta com várias opções de ajuste na cintura e é super confortável para a criança.

4. Dipano

Essa é uma das fraldas de tecido mais vendidas no Brasil atualmente, pois é extremamente ecológica, visto que é reutilizável e de fácil lavagem. Seu ajuste é feito por velcros nas laterais e ela conta com dois tecidos absorventes de microfibra, que podem ser removidos para lavagem separada da fralda em si. Além disso, é uma das melhores fraldas no quesito de evitar que o cocô vaze.

Trocar Fralda Bebê

Como trocar a fralda (passo a passo)

Agora que você já sabe a importância de trocar as fraldas do bebê, chegou a hora de saber como fazer isso.

1. Lave bem as suas mãos

Antes de começar a trocar a fralda do bebê, é importante lavar as mãos para diminuir o risco de contaminar a criança com alguma sujeira ou bactéria.

2. Separe tudo o que você precisa para a troca

Crie o hábito de deixar separados os produtos que você precisará para fazer a troca de fraldas, como uma fralda limpa, algodão, lenços umedecidos, um tecido suave (ou uma fralda de pano), água morna e creme para assaduras.

3. Retire a fralda suja

Deite o bebê em um trocador ou sobre uma toalha limpa em uma superfície firme e levante o bumbum segurando a criança pelos tornozelos. Em seguida, retire a fralda suja fazendo um movimento de cima para baixo, dobrando a fralda no meio para evitar que vaze xixi ou cocô.

Trocando a Fralda do Bebê

4. Limpe a região íntima da criança

Utilize um paninho suave, algodão ou lenços umedecidos para fazer a limpeza da região íntima do bebê, sempre com movimentos de cima para baixo, no sentido do genital para o ânus. Isso evita que o cocô entre em contato com o genital da criança e possa causar infecções. Repita os movimentos até a limpeza completa da criança e cuide para não deixar nenhuma parte da pele ainda suja.

5. Seque a criança

Utilize uma fraldinha de tecido ou um paninho suave para secar a criança, principalmente na região das dobrinhas, que costumam ficar bastante úmidas. Utilize um pouco de creme contra assaduras antes de colocar a fralda limpa.

6. Coloque uma fralda limpa

Levante novamente o bumbum da criança e coloque uma fralda limpa logo abaixo. Em seguida, feche a fralda conforme as orientações do fabricante e confira se ficou bem vedada. Tome cuidado para não deixar apertada ou frouxa demais. O ideal é que você consiga colocar um dedo entre a fralda e a pele da criança para permitir que a pele respire.

Após a troca, seu bebê estará protegido, mas você precisa acompanhar com frequência se ele se sujou de novo para saber quando fazer uma nova troca. Em regra, cada troca é feita no intervalo entre 2 e 3 horas, sendo que, em alguns casos, esses intervalos podem ser maiores ou menores.


E você, o que achou dessas dicas de como trocar a fralda do bebê? Tem alguma outra dica que não comentamos aqui? Então deixe seu comentário e compartilhe a sua experiência com outros papais e mamães que também estão por aqui.

Fonte(s): Pais e Filhos; Tua Saúde; Guia dos Melhores.

La Luna e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.