0
Seu carrinho está vazio
Dicas

Como saber se está grávida apertando a barriga?

Publicado em 18.03.2024 |
Visualizações
58 visualizações

Diante da suspeita de uma gravidez, uma dúvida muito comum entre as mulheres é se tem como saber se está grávida apertando a barriga. Esse é um mito que passa de geração em geração, mas será que podemos confiar nesse tipo de avaliação?

Pensando nisso, no post de hoje vamos explorar a fundo o tema e discutir se é mesmo possível saber se uma mulher está grávida apenas pelo simples toque na barriga. Além disso, vamos falar sobre os métodos mais indicados para confirmar uma gravidez. Vem com a gente!

Tem mesmo como saber se está grávida apertando a barriga?

Em primeiro lugar, precisamos dizer que não é possível saber se uma mulher está grávida apertando a barriga. Não há nada na ciência que confirme ou embase esse mito.

Na realidade, os sinais e sintomas de gravidez variam de uma mulher para a outra. Geralmente, esses sinais podem ser o atraso na menstruação, sensibilidade nos seios, náuseas, apetite alterado etc.

Grávida Feliz

Assim, diante da suspeita de uma gravidez, a melhor opção é fazer um teste, que pode ser desses vendidos em farmácias ou o exame Beta HCG, que pode ser feito a partir de 5 dias após o atraso da menstruação.

Primeiros sintomas de gravidez

Regra geral, o primeiro sintoma de que uma mulher está grávida é o atraso na menstruação. No entanto, algumas mulheres podem apresentar outros quadros, tais como:

  • Tonturas ao longo do dia;
  • Náuseas ou vômito;
  • Mudanças no apetite;
  • Salivação em excesso;
  • Sonolência ou cansaço injustificado;
  • Aumento na frequência urinária;
  • Sensibilidade e/ou mudanças nos seios;
  • Mudanças de humor; e
  • Constipação intestinal.

É claro que nem todas as mulheres apresentarão todos esses sintomas. Algumas podem, inclusive, não apresentar qualquer um deles (é a chamada gravidez silenciosa).

Além disso, vale lembrar que algumas mulheres podem apresentar sangramentos mesmo já estando grávidas. Isso porque a nidação (momento em que o embrião se instala no útero) tem como característica a ocorrência de um pequeno sangramento.

Afinal, como saber se estou grávida ou não?

Agora que já sabemos que não tem como saber se está grávida apertando a barriga, precisamos falar de formas confiáveis de se confirmar uma gravidez.

Teste de farmácia (urina)

Os testes de farmácia são uma opção rápida e prática de se confirmar a gravidez, porém não são 100% confiáveis.

Uma mulher grávida excreta na urina o hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (mais conhecido como HCG).

Teste de Farmácia

O que esse teste faz é detectar a presença desse hormônio na urina, apresentando um resultado positivo se ele estiver presente.

O período ideal para fazer esse teste é a partir do 1º dia de atraso menstrual ou após 21 dias do sexo sem proteção.

Beta HCG (exame de sangue)

O exame conhecido como Beta HCG é a opção mais confiável para saber se uma mulher está grávida, pois é mais sensível à presença do hormônio da gravidez.

Geralmente, o recomendado é fazer esse exame após 5 dias do atraso da menstruação ou na primeira semana de gestação.

Se o resultado mostrar um valor inferior a 5 mIU/ml do hormônio no sangue, ele será negativo.

Exame de Sangue

Caso o resultado seja entre 5 e 25 mIU/ml, o resultado é indefinido.

Já se o resultado for superior a 25, então a gravidez é confirmada.

Perguntas frequentes

Como posso saber se estou grávida tocando a barriga?

Tocar a barriga não é um método confiável para detectar a gravidez. Para uma confirmação precisa, prefira testes de farmácia ou o exame Beta HCG.

O que sente na barriga quando está grávida?

Durante a gravidez, a barriga pode parecer mais dura e inchada, mas esses sinais não são exclusivos da gestação. Outros sintomas, como atraso menstrual, são mais indicativos.

Como saber se estou grávida pelo toque do dedo?

O toque do dedo não é um método científico para determinar a gravidez. Sintomas físicos, testes de urina e exames de sangue são formas mais seguras e confiáveis.

Quais são os sintomas de uma gravidez silenciosa?

Uma gravidez silenciosa pode não apresentar sintomas típicos como náuseas ou atraso menstrual. Algumas mulheres podem ter poucos ou nenhum sinal evidente de gravidez.

É normal a barriga ficar mole no início da gravidez?

Sim, é normal. No início da gravidez, a barriga pode permanecer mole e não mostrar alterações significativas, variando de mulher para mulher.

Qual a diferença de uma barriga inchada e de gravidez?

A barriga inchada pode ser temporária e causada por gases ou retenção de líquidos. A barriga de gravidez cresce gradualmente e é acompanhada por outros sintomas, como atraso menstrual.

Quantas semanas a barriga começa a ficar dura?

Geralmente, a barriga começa a endurecer entre o segundo e o terceiro trimestre, à medida que o útero se expande. Porém, isso varia entre as mulheres.

O que muda no corpo com 2 semanas de gravidez?

Com 2 semanas de gravidez, mudanças hormonais começam, mas mudanças físicas são mínimas e podem incluir leve inchaço abdominal ou sensibilidade nos seios.

Conclusão

Chegamos ao fim da nossa jornada sobre o início da gestação. Ao longo deste artigo, você descobriu que não tem como saber se está grávida apertando a barriga, mas pôde conhecer outras maneiras seguras de confirmar a gravidez.

E se você estiver realmente grávida, parabéns! A descoberta da gravidez é um momento mágico na vida de muitas mulheres e cercado de muitas expectativas.

E lembre-se: a Laluna Modas está aqui para te ajudar ao longo dessa jornada emocionante!

Aproveite para conhecer a nossa loja virtual e encontre tudo o que você precisa para montar o enxoval do seu bebê.

Nós temos a maior e melhor coleção de roupa infantil para crianças de todas as idades, tudo para que você possa garantir o conforto de seus filhos com o melhor custo-benefício do Brasil.

Esperamos vê-la em breve na Laluna Modas e desejamos uma gestação cheia de saúde e felicidade para todas as futuras mamães!

Ofertas Especiais

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.