0
Seu carrinho está vazio
Dicas

Círculo cromático: o que é e como combinar cores

Publicado em 14.10.2022 |
Visualizações
107 visualizações

A cor normalmente é um dos primeiros elementos que chamam a atenção em uma roupa. É por isso que é cada vez mais comum ver pessoas pesquisando sobre o círculo cromático na composição de looks.

O conceito por trás do círculo cromático permite criar combinações de cores mais harmônicas e nos ajuda a acertar em nossas escolhas. Seja na moda adulta ou na moda infantil, essa ferramenta é bastante útil.

Todavia, apesar de ser algo muito utilizado na indústria da moda, essa ferramenta ainda é desconhecida pela maioria das pessoas.

Por isso, no post de hoje vamos falar um pouquinho sobre o que é o círculo cromático, sua importância e como combinar cores de roupa infantil. Boa leitura!

O que é o círculo cromático?

Em primeiro lugar, precisamos definir aqui o que é o círculo cromático para que você possa entender a ideia por trás dessa ferramenta.

Sabemos que as cores são, na realidade, luzes em faixas de onda visíveis ao olho humano, que são produziras em nossa retina e processadas pelo cérebro.

Existem estudos que dividem as cores em três tipos: primárias, secundárias e terciárias.

Círculo Cromático Cores Primárias

As cores primárias são o azul, o amarelo e o vermelho. As secundárias também são três (laranja, verde e roxo) e se formam a partir da mistura das cores secundárias. Já as cores terciárias são um total de seis e se formam a partir da mistura das cores primárias e secundárias.

Juntas, essas 12 cores formam o círculo cromático, que nada mais é do que um círculo dividido em 12 fatias, em que cada uma representa uma cor. Nessa divisão, os tons semelhantes são colocados um ao lado do outro.

Apesar de parecer algo difícil na teoria, usar o círculo cromático no dia a dia é muito simples. Tanto é verdade que muitos designers, pintores e artistas fazem o uso dessa ferramenta na hora de elaborar a sua arte.

Da mesma maneira, é possível usar o círculo cromático na hora de compor um look, pois ele permite acertar na escolha de cores e tornar o visual mais harmonioso. É justamente sobre esse assunto que falaremos no tópico a seguir.

Por que o círculo cromático é tão importante na composição de looks?

É bem provável que você já tenha passado pela situação de vestir uma roupa e sentir que ela não combina. Uma das possíveis causas desse fenômeno é justamente a falta de observância do círculo cromático.

Ao escolher as cores de roupa infantil, é muito importante que as mamães e os papais se atentem às regras que são definidas por essa ferramenta, pois ela ajuda bastante a encontrar roupinhas que combinem.

Nesse sentido, ao aprender como usar o círculo cromático na composição de looks, você descobrirá por que não se deve usar uma camiseta laranja com um casaco vermelho, ou uma calça violeta com uma blusa verde azulado.

Exemplo de Roupas Cores Cromáticas

Apesar de não existirem regras fixas quando o assunto é estilo, é preciso ter cuidado na hora de vestir os pequenos. Isso porque a escolha de peças cujas cores não combinem entre si pode acabar gerando um visual que chama muita atenção ou que seja carregado demais.

Por isso, no tópico seguinte você irá aprender, de uma vez por todas, como usar essa importante ferramenta na hora de compor os looks de seus filhos.

Como usar o círculo cromático para compor um look

Dentro do círculo cromático, chamamos de harmonia as possibilidades de combinação de cores que costumam ser mais utilizadas no mundo da moda.

A seguir, vamos trazer as quatro principais harmonias de cores com base nesse conceito:

Harmonia monocromática

A combinação monocromática é muito utilizada no mundo da moda e permite criar looks elegantes e quase a prova de erros.

A técnica consiste em escolher uma das “fatias” do círculo cromático e variar as peças entre cores que sejam da mesma matriz.

Tom sobre Tom

Look Infantil Masculino com Tom sobre Tom, uma cor mais forte e outra mais clara, fazem ser um bom look

Todavia, aqui fica uma dica importante para não criar um look monótono: aposte em diferentes texturas para os tecidos, pois deixa o visual mais dinâmico.

A harmonia monocromática é muito famosa na criação de looks com o chamado “tom sobre tom”, muito utilizado no dia a dia das passarelas.

Harmonia com cores complementares

As cores complementares são aquelas que estão em lados opostos dentro do círculo cromático. Trata-se de uma das harmonias mais utilizadas na hora de criar looks, pois a chance de errar aqui é muito pequena.

Para usar as cores complementares, basta escolher uma das “fatias” do círculo para ser a cor principal e aquela que está exatamente do outro lado do círculo para ser a cor secundária.

Cores Complementares

Look Infantil Feminino com Cores Complementares, note que são cores opostas e se completam perfeitamente

Alguns exemplos são o vermelho com verde, azul com laranja e violeta com amarelo.

A harmonia complementar é ótima para ser usada na composição de um look infantil, pois permite criar composições alegres, que super combinam com o universo das crianças.

Harmonia entre cores análogas

As cores análogas são aquelas que são vizinhas dentro do círculo cromático. Apesar de gerar um contraste menos acentuado do que as cores complementares, essa também é uma harmonia que gera um resultado muito interessante na composição de um look infantil.

Para usar esse tipo de harmonia, basta escolher uma das cores dentro do círculo e pegar as duas cores que estão imediatamente ao seu lado, tanto no sentido horário quanto no sentido anti-horário.

Cores Análogas

Look Infantil Feminino com Cores Análogas, veja como o azul completa com o roxo claro e o roxo escuro.

Essa combinação permite criar looks mais discretos, porém super coloridos, que são ótimas opções para usar em ocasiões mais formais.

Harmonia de tríade

A harmonia de tríade é uma das mais complicadas de usar dentro do círculo cromático, tanto que é indicada para aquelas pessoas que gostam de misturar muitas cores dentro do seu visual.

Esse tipo de harmonia usa três fatias dentro do círculo, sendo que a distância entre elas deve ser a mesma.

Harmonia Tríade

Look Infantil Masculino com Cores Tríade, veja como o vermelho com o detalhes verde escuro e a camisa azul se dão muito bem.

Por ser algo muito ousado, normalmente esse tipo de combinação é visto somente nas passarelas ou é usada por pessoas que gostam de um estilo mais arrojado e criativo.

É possível criar looks interessantes para crianças usando essa harmonia, mas é preciso ter cuidado para usar cores que não sejam cansativas para os pequenos.

Onde encontrar as melhores roupas infantis da internet?

Agora que você já sabe como criar um look infantil usando o círculo cromático, ficou bem mais fácil escolher as roupinhas que devem fazer parte do guarda-roupa de seus filhos, não é mesmo?

Nós, da La Luna Modas, temos sempre a preocupação de produzir roupinhas que estejam alinhadas às últimas tendências da moda, tudo para garantir que seus filhos possam sentir a alegria e o carinho que colocamos em nossas peças.

Se você gostou das dicas que trouxemos aqui, aproveite e navegue um pouco mais em nosso blog, pois temos muitos outros conteúdos interessantes sobre moda infantil, com dicas preciosas para as mamães e os papais que não abrem mão do estilo e conforto para seus pequenos.

E você, o que achou dessas dicas sobre como usar o círculo cromático na composição de um look infantil? Deixe seu comentário ao final deste artigo. Nós adoramos ouvir nossos leitores!

Perguntas e Respostas

Como funciona o círculo cromático?

Trata-se de um círculo com 12 cores. Ao ligá-las, tanto de formas opostas como sequencial, é possível encontrar as melhores combinações de cores. Trata-se de um recurso amplamente utilizado por arquitetos, artistas e designers. 

Como combinar cores no círculo cromático?

Escolha uma cor de sua preferência. A seguinte, bem como a anterior, são cores análogas à escolhida. A cor oposta no outro lado do círculo é sua cor complementar. Você também pode formar tríades, que é o uso de três cores pré-estabelecidas pela disposição do próprio círculo.

Ofertas Especiais

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.