0
Seu carrinho está vazio
Dicas

Os Movimentos do Bebê na Barriga: Sensação, Fases e Dicas

Publicado em 05.02.2022 |
Visualizações
7.347 visualizações

Toda mamãe espera ansiosamente pelo momento mágico em que seu bebê começa a fazer movimentos em sua barriga. Sentir os pequenos chutes que a criança dá ainda dentro do útero é um momento mágico, tanto para a mamãe quanto para o papai e para toda a família e amigos mais próximos.

No entanto, é bastante comum que esses movimentos do bebê sejam cercados de dúvidas. Afinal, nenhum bebê é como o outro e há alguns mais agitados e outros mais quietinhos. Já se o seu bebê não se mexe em nenhum momento, isso pode ser um sinal de alerta para a mamãe.

Os Movimentos do Bebê na Barriga

Pensando nisso, preparamos este conteúdo especial sobre os movimentos do bebê na barriga com tudo o que você deve saber sobre o assunto, além de dicas de como fazer o seu bebê se mexer. Por isso, venha conosco e não deixe de ler até o final.

Bebê Movimentos Barriga

Quando o bebê começa a se mexer na barriga?

Você pode até não perceber, mas os primeiros movimentos fetais na barriga da mamãe começam já bem no início da gestação. Até a 7ª semana, a atividade do feto no útero é imperceptível, mas ele já consegue se virar e faz alguns movimentos involuntários.

Além disso, entre a 9ª e a 14ª semana os movimentos do feto aumentam, contudo, eles ainda só podem ser percebidos por meio de um exame de ultrassom. Os primeiros chutes começam a acontecer somente entre a 15ª e a 20ª semana, que é quando o bebê começa a crescer.

Antes disso, o feto ainda é muito pequeno e, por isso, por mais que se estique dentro do útero, seus bracinhos e perninhas ainda são muito curtos para alcançar a parede do útero. A partir da 20ª semana, com o bebê já maiorzinho e com a redução do líquido amniótico dentro do útero, os movimentos já são mais perceptíveis e podem ser vistos até mesmo pelo papai, ao observar e tocar a barriga.

Vale lembrar que os movimentos do bebê costumam se intensificar ao longo das próximas semanas, com um pico entre a 24ª e a 27ª semana. Todavia, a partir da 28ª semana, esses movimentos tendem a diminuir, pois o bebê começa a perder espaço para se movimentar dentro do útero e se prepara para nascer.

Acontece que o bebê continua se mexendo até por volta da 36ª semana, contudo, nesse período, os movimentos da criança, apesar de menos frequentes, podem acabar causando dor e incômodos à mamãe.

Por isso, não fique preocupada se o seu bebê começar a se mexer menos quando a data do parto estiver próxima, pois isso é absolutamente normal.

Gravidez Movimentos do Bebê na Barriga

Qual a sensação provocada pelos movimentos do bebê na barriga?

No início, quando os movimentos do bebê na barriga já podem ser percebidos pela mamãe, a maioria das mulheres, principalmente as que estão em sua primeira gestação, costuma confundir os movimentos fetais com os movimentos provocados pela atividade intestinal. Muitas relatam, inclusive, que a sensação é parecida com a de ter gases.

Comprar Roupa Infantil

É por isso é que é bastante comum que muitas mamães relatem a sensação de bolha estourando ou de ondulações em seu abdômen. Ou seja, por volta da 20ª semana, quando os movimentos do bebê já começam a ser percebidos, muitas mamães relatam que começam a perceber pequenas vibrações suaves em sua barriga.

Quantas vezes o bebê se mexe por dia na barriga?

Ainda não existe na medicina uma regra que defina quantas vezes um bebê deve se mexer por dia dentro da barriga da mamãe. Na realidade, isso varia de uma criança para a outra, pois há bebês que são mais agitados e outros que são mais quietinhos. Assim, aos poucos a mamãe começa a conhecer os hábitos de seu bebê e se acostuma com eles.

Barriga Movimentos do Bebê

Conforme a gestação avança, existe uma tendência de que o bebê fique mais agitado durante o dia e mais quietinho durante a noite. Contudo, pode ser que ele durma em alguns momentos durante o dia e, dessa forma, se você perceber que os movimentos pararam durante um tempo, não se preocupe, pois eu bebê pode estar no meio de um cochilo.

Além disso, é importante lembrar que quanto mais perto do parto, menor é a tendência do bebê se mexer. Isso porque o útero já começa a ficar apertado para ele e, dessa forma, fica mais difícil para ele se movimentar.

Como estimular os movimentos do bebê na barriga?

Existem várias formas de interagir com o bebê ainda dentro da barriga e fazê-lo se mexer, sendo esse um momento muito mágico para mamães e papais. Lá por volta da 33ª semana de gestação, o bebê já é capaz de ouvir os sons do ambiente externo, como a voz da mamãe e de outras pessoas que estão ao seu redor, mesmo não sendo ainda capaz de entendê-los.

Por isso, uma ótima maneira de estimular os movimentos do bebê na barriga é conversar com ele ou colocar uma música suave para tocar. Experimente, também, fazer um lanche ou comer alguma coisa doce, pois isso dá energia ao bebê e ajuda a estimular os movimentos. Você também pode fazer um carinho na barriga e sentir mais de perto os movimentos do pequeno.

No entanto, é recomendável ter cuidado com o excesso de estímulos, pois pode estressar o seu bebê. Por isso, é importante que a grávida evite discussões ou falar muito alto, além de evitar locais com muito barulho, pois isso não é bom para o pequeno. Também é recomendado que a gestante evite situações de muita tensão ou que fique nervosa, pois isso pode afetar o bebê.

O bebê se mexe pouco, devo me preocupar?

Inicialmente, a baixa atividade do bebê dentro da barriga não é algo com que a gestante precisa se preocupar. Isso porque há bebês que são um pouco mais “preguiçosos” e, por isso, se mexem pouco dentro do útero. 

No entanto, a ausência total de movimentos durante longos períodos não costuma ser considerado algo normal e, caso você esteja passando por essa situação, é recomendável que procure ajuda médica para saber se está tudo bem com o bebê e com a gestação.

Em situações como essas, você pode tentar estimular o bebê a se mexer fazendo um lanche, se deitando de lado ou fazendo algum barulho para que ele acorde. Se tudo isso não funcionar, pode ser a hora de buscar auxílio profissional.

Prevenção Movimentos Bebê na Gestação

Quando os movimentos começam a diminuir?

O terceiro trimestre da gestação, que começa com a 29ª semana, costuma ser marcado pela diminuição dos movimentos do bebê na barriga, contudo, vale lembrar que o ápice das movimentações costuma acontecer por volta da 32ª semana, mas com movimentações menos bruscas.

Desse em momento em diante, a falta de espaço dentro do útero tende a reduzir as movimentações do bebê e ele também começa a dormir durante parte do dia. É por isso que a mamãe começa a perceber que seu bebê se mexe menos.

Quanto mais próximo do parto, menor é a atividade do bebê dentro do útero, contudo, seus movimentos ficam mais vigorosos e isso pode causar uma certa dor na mamãe. No entanto, infelizmente não há muito o que fazer para evitar essas dores.

Médico Movimentos do Bebê na Barriga

Quando devo buscar ajuda médica?

Mamães que estão em uma gravidez de risco devem ter cuidado redobrado quanto aos movimentos do bebê na barriga e devem avisar ao médico caso percebam a ausência de movimentos por um longo período.

Assim, se você perceber que o bebê se mexe menos de 10 vezes dentro de um intervalo de duas horas após se deitar de lado ou se ele não responde a nenhum dos estímulos que citamos anteriormente, é importante buscar a ajuda de um obstetra, que pode solicitar um exame de ultrassom para verificar se está tudo certo com o bebê.


E você, tem alguma experiência para compartilhar com outras mamães sobre os movimentos do bebê na barriga? Então, não se esqueça de deixar seu comentário ao final da página.

Fonte(s): Cor d' Vida; CmMartins.

Ofertas Especiais

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.