0
Seu carrinho está vazio

Desobediência Infantil: Fases, Dicas e Como Lidar

Publicado em 11.05.2022 |
0 visualização

Lidar com a desobediência infantil não é uma tarefa fácil, principalmente em razão do desgaste que ela provoca. A desobediência é uma característica normal do ser humano, que pode ser controlada, mas não sem antes gerar alguns atritos bem complexos de se resolver.

Acontece que muitos papais e mamães não sabem que a principal maneira de frear a desobediência dos filhos é identificar qual é a raiz do problema. Além disso, muitos deixam de se fazer presentes na vida dos pequenos, que é algo importante para criar laços de respeito entre as partes.

Assim, se você está passando por algo parecido com seus filhos e deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura, pois traremos algumas dicas úteis de como ajudar seus filhos a se tornarem mais obedientes, mas sem perder a sua personalidade.

Desobediência Infantil: o que é

crianca apontando dedo para pai

A desobediência é uma característica presente em todos os seres humanos e em qualquer fase da vida. Trata-se do nome que é dado ao comportamento de desafiar alguma figura de autoridade, que pode ser o pai, a mãe, algum outro familiar, alguém mais velho, a polícia etc.

Em crianças e adolescentes, é comum que a desobediência seja direcionada para os pais e para qualquer outra pessoa mais velha. Ela é parte natural do desenvolvimento dos pequenos e não deve, até certa medida, ser encarada como um problema de personalidade da criança.

Apesar de ser bastante cansativo lidar com um filho desobediente, existem meios de se fazer isso sem ter que apelar para medidas mais enérgicas. Todavia, é preciso que os pais tenham a consciência de que frear esse comportamento é um processo longo e que demanda muito carinho e cuidado, pois envolve diretamente a formação dos pequenos enquanto cidadãos.

Fases da desobediência infantil

Apesar do que muitos pensam, a desobediência infantil não é apenas uma fase na vida da criança. Na realidade, ela é uma característica que pode estar presente ao longo de toda a vida de uma pessoa e é desencadeada por uma série de fatores.

Existem também as chamadas categorias de desobediência, que são a chamada desobediência passiva e desobediência ativa.

Na primeira, a criança não faz aquilo que é pedido pelos mais, mas ouve as ordens e conselhos, sem responder. Já na segunda, a criança simplesmente se recusa a fazer o que foi pedido e diz claramente que não fará.

crianca fazendo birra

De todo modo, é importante tentar descobrir a causa desse comportamento, o que, muitas vezes, está ligado ao comportamento dos próprios pais e pelas regras que existem no ambiente em que essa criança vive.

O modo como os adultos conduzem a dinâmica dos fatos diante de um caso de desobediência também pode reforçar ou inibir esse comportamento. Quando uma criança se sente desafiada, é comum que ocorra a desobediência, pois esse é um comportamento natural do ser humano.

No entanto, é importante que os pais e aqueles que convivem com a criança cuidem para fazer com que ela se sinta acolhida em seu ambiente familiar. Essa é, inclusive, uma das formas mais indicadas para começar a resolver o problema da desobediência e quebrar o ciclo que foi estabelecido nesse ambiente familiar.

Como lidar com crianças desobedientes

Saber como lidar com crianças desobedientes é essencial para evitar a geração de conflitos dentro de casa. Nesse sentido, o primeiro passo é saber que o diálogo é o ponto mais importante na solução de qualquer tipo de problema familiar e isso também vale para os pequenos.

Por isso, a principal dica para lidar com a desobediência infantil é buscar manter um diálogo com seus filhos, buscando ouvir atentamente tudo o que eles têm a dizer e explicando, com bastante calma e cautela nas palavras, que esse tipo de comportamento não é adequado e pode gerar problemas no futuro.

crianca dialogando com a mae

Dialogar com uma criança também requer um pouco de conhecimento de psicologia infantil. Afinal, lidar com uma criança desobediente é diferente de lidar com um adolescente ou um adulto na mesma situação.

De todo modo, é importante manter a calma e explicar para os pequenos os limites e regras que eles devem seguir. Além disso, o comportamento dos pais ou responsáveis também devem refletir as regras que foram impostas.

Por exemplo: se você deseja que seu filho saia do celular, deve evitar mexer no aparelho ao lado dele quando não for a hora de a criança usar o celular.

Como educar uma criança desobediente

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a desobediência infantil, chegou a hora de conhecer algumas dicas de como lidar com esse problema em sua casa. Lembre-se que tudo isso é um processo e que a desobediência dos pequenos não pode ser simplesmente eliminada da noite para o dia.

crianca dialogando

1. Aprenda a dialogar com a criança: estude os principais métodos de diálogo e aprenda sobre psicologia infantil e as melhores formas de se falar com uma criança;
2. Exercite o “saber ouvir”: em um diálogo, além de falar, também é importante saber ouvir. Nesse sentido, aprenda a parar e a ouvir o que seu filho tem a dizer, pois isso pode ser muito útil para entender quais podem ser a causa da desobediência;
3. Mantenha a calma: em alguns casos, os pais perdem a paciência ao lidar com uma criança desobediente e acabam colocando tudo a perder. No entanto, você deve ser forte, respirar fundo e manter a calma para não tomar atitudes precipitadas e acabar reforçando comportamentos ruins em seu filho;
4. Saiba impor limites: estabelecer regras é fundamental para a vida e, no caso das crianças, isso não e diferente. Dessa forma, e importante que os pequenos sejam criados conhecendo os limites definidos por seus pais para que possam aprender a respeitá-los;
5. Aprenda a respeitar a individualidade de seu filho: é importante lembrar que não existem pessoas iguais nesse mundo, pois cada um carrega consigo uma personalidade, que deve ser respeitada;
6. Participe da vida do seu filho: uma das maneiras de frear a desobediência é se fazer presente no dia a dia da criança. Assim, mesmo quem tem uma vida mais caótica, com trabalho e muitas responsabilidades ao longo do dia deve reservar um momento para ficar com a criança, pois isso é importante para a criação de laços e para reforçar a relação de respeito e autoridade;
7. Cuidado com as birras: a birra é uma das características mais marcantes da desobediência infantil e pode acontecer a qualquer momento. No entanto, é importante que os pais saibam lidar com ela e não cedam à pressão desse momento. Também é fundamental não medir forças com o pequeno ou partir para a agressão física ou verbal, pois isso pode ter consequências nas relações familiares que duram por toda a vida.

Desobediência infantil na hora de colocar a roupa

A desobediência infantil pode se fazer presente em diversos momentos da vida da criança, inclusive, na hora de se vestir.

Isso acontece, pois, a partir de certa idade, a criança já se torna capaz de identificar aquilo que ela gosta ou não de vestir. Tudo isso também possui uma relação com a personalidade da criança, que está em fase de desenvolvimento.

É comum que os pequenos comecem a definir suas preferências na hora de se vestir, deixando de obedecer quando os pais pedem para que ela vista uma determinada roupinha ou mesmo escolhendo outra diferente da que foi separada pelos pais.

criana tirando roupa

Um exemplo comum disso ocorre nos dias mais frios, em que os pequenos podem se recusar a usar uma blusa ou um conjuntinho separado pelos pais e queiram usar outra roupa, mesmo que seja para outra estação.

Assim, a dica aqui é exercitar o diálogo e tentar, da melhor forma possível, mostrar para a criança a importância de cada tipo de roupa infantil e os motivos pelos quais ela deve usar uma determinada roupinha.

Lembre-se de manter o diálogo sempre aberto com a criança, ouvindo-a e, na medida do possível, tentando conciliar os gostos dos pequenos com as necessidades do momento.

E você, gostou dessas dicas sobre como lidar com um filho desobediente? Tem alguma outra dica de como educar uma criança que você acredita que pode ajudar outros pais nessa situação? Então, aproveite e deixe um comentário ao final deste artigo.

La Luna e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.