As daminhas e pajens são personagens muito importantes em qualquer cerimônia de casamento. Isso porque, além de trazer fofura ao evento, os pequenos costumam chamar muito a atenção dos convidados, seja por conta de sua alegria ou por revelarem alguma surpresa preparada pelos noivos ou pelas pessoas que ficaram responsáveis por organizar o casamento.
Um bom exemplo disso são as plaquinhas que as crianças podem carregar ao fazer a sua entrada no cortejo nupcial, pois elas podem trazer frases românticas ou engraçadas, o que torna a entrada dos pequenos ainda mais especial.
Entretanto, você sabe como deve vestir as daminhas e pajens para o grande dia? Sabe como planejar o look dos pequenos para que nada saia errado? Pois é sobre isso que falaremos no artigo de hoje, visto que há algumas regras e cuidados que os noivos devem tomar para que as crianças fiquem confortáveis em suas roupas e para que tudo saia conforme o planejado.
Além das dicas, também traremos várias fotos e sugestões de looks para você se inspirar e começar a pensar nas roupinhas dos seus pajens e daminhas. Por isso, venha conosco e boa leitura!
Daminhas e Pajens: Crianças no Casamento
As daminhas e pajens costumam arrancar suspiros dos convidados e também dos noivos durante a cerimônia de casamento. Isso porque, além da fofura natural que as crianças possuem, ver os pequenos com as suas roupinhas especiais, pensadas justamente para aquele momento, é algo bastante especial e que rende fotografias mais que maravilhosas.
A participação dos pequenos em cerimônias de casamento já é tradição em todo o mundo, visto que as crianças são capazes de agregar alegria e leveza para esse momento único na vida de um casal. Além disso, a forma como é planejada a entrada das crianças no casamento ainda pode render várias risadas, pois não é incomum vê-los carregando plaquinhas com dizeres divertidos ou românticos, o que deixa esse momento ainda mais especial.
Hoje, falaremos um pouco mais sobre o papel do pajem e das daminhas em uma cerimônia de casamento, além de como escolher as suas roupinhas e tudo mais que você precisa saber para garantir o sucesso de seu evento. Além disso, traremos muitas fotos que servirão de inspiração para você. Então, não deixe de conferir este artigo até o final.
O que é Pajem?
A palavra pajem tem origem ainda na Idade Média, sendo o nome dado aos rapazes que acompanhavam os príncipes ou senhores para lhes prestar alguns serviços e iniciar a sua carreira nas campanhas militares. Hoje em dia, contudo, esse termo passou a ser utilizado como referência às crianças que ficam encarregadas de carregar as alianças durante uma cerimônia de casamento.
Não existe um consenso acerca da existência de uma idade certa para que uma criança possa entrar na cerimônia como pajem. Todavia, é importante lembrar que as crianças muito pequenas podem se assustar ao entrar em uma igreja ou salão lotado de pessoas, muitas vezes desconhecidos, sendo que isso pode atrapalhar tudo aquilo que foi planejado.
Além disso, as crianças muito pequenininhas são mais imprevisíveis e não há como controlar o seu comportamento na hora da cerimônia, por mais que você ensaie e ensine o que os pequenos devem fazer no grande dia.
Por isso, na hora de escolher suas daminhas e pajens, tenha atenção a esses detalhes para que tudo possa sair conforme o planejado.
O que é Daminha?
As daminhas de honra também possuem uma função para lá de especial em uma cerimônia de casamento, além de nos encantar com a sua fofura. Isso porque elas geralmente carregam um cesto cheio de pétalas de rosas, que são jogadas ao longo do corredor por onde a noiva irá passar logo em seguida. Também é possível que as daminhas carreguem as alianças se assim os noivos quiserem, pois não há uma regra em si para quem irá levar as alianças.
Na hora de escolher uma daminha, a dica é buscar por crianças que tenham algum tipo de relação com os noivos, como seus próprios filhos, sobrinhos ou os filhos de amigos mais íntimos. A mesma dica vale para a escolha dos pajens. Isso porque é importante que a criança tenha algum tipo de conexão com as pessoas que estão se casando, pois isso ajuda a trazer sentido para ela em tudo aquilo que irá viver nesse dia.
Qual a função do pajem e da daminha no casamento?
Hoje em dia, os pajens e daminhas podem ter diversas funções dentro de uma cerimônia de casamento, além de encantar a todos com seu charme, carisma e fofura. Vale lembrar que há algum tempo, a função primordial do pajem era a de entrar com as alianças. Já a daminha entrava pouco antes da noiva, carregando um buquê ou levando uma cestinha com pétalas de rosas para deixar pelo caminho.
Mesmo que alguns casais ainda optem pelas funções tradicionais das daminhas e pajens, hoje em dia é muito comum que uma cerimônia de casamento tenha muitos deles, principalmente se o casal é de famílias com muitas crianças.
Assim, você pode colocar os pequenos para executar diversas funções no grande dia, tais como:
- Segurar o véu da noiva durante a entrada e na saída;
- Carregar uma plaquinha com dizeres divertidos ou trazendo informações sobre os próximos passos da cerimônia, tais como “lá vem a noiva” ou “aí vem o amor de sua vida”;
- Entregar os lencinhos para os convidados;
- Assoprar bolinhas de sabão ao longo do caminho durante a saída dos noivos;
- Carregar as alianças nas tradicionais almofadinhas ou de algum jeito inovador, por exemplo, em um adereço ou brinquedo de puxar;
- Jogar pétalas de rosas no caminho para a noiva;
- Sair na frente dos noivos segurando uma plaquinha desejando boa sorte ao casal, tal como “e viveram felizes para sempre”.
As funções para daminhas e pajens em um casamento são inúmeras e você pode inovar criando as suas próprias funções. Isso porque as crianças sempre alegram a cerimônia, trazendo leveza e fofura a esse momento, além de comumente despertar boas risadas em todos os presentes com a sua espontaneidade.
A partir de que idade incluir as crianças no casamento?
Não há um consenso acerca de qual a idade ideal para se incluir crianças como daminhas e pajens em uma cerimônia de casamento. No geral, dos zero aos 13 anos são as idades mais comuns, sendo que depois dos 14, as crianças já maiorzinhas sentem alguma resistência ao ser o centro das atenções em um casamento.
Bebês também podem ser daminhas ou pajens em um casamento, contudo, eles precisarão da ajuda de um adulto para que possam entrar e fazer a sua participação especial nesse momento. Dessa forma, podem ir no colo de alguém ou mesmo em carrinhos. Além disso, ficam lindos nas roupinhas especialmente pensadas para o grande dia.
Todavia, é importante destacarmos aqui que a escolha das crianças deve ser muito bem pensada, principalmente se seus pajens e daminhas forem crianças mais novinhas, pois são mais imprevisíveis do que as crianças maiorzinhas e, por isso, as chances de que algo dê errado na hora de sua entrada também é maior.
Por isso, a dica aqui é tentar escolher crianças com pelo menos 4 anos ou mais, pois já são mais capazes de compreender o que está acontecendo ao seu redor e conseguem entender aquilo que os adultos pedem para que ela faça durante a cerimônia.
Roupas para Daminhas e Pajens
Na hora de escolher um look para suas daminhas e pajens, é importante pensar no conforto e no bem-estar dos pequenos. Afinal, crianças gostam de correr, pular, brincar e se divertir e, dessa forma, escolher uma roupa que limite os seus movimentos pode ser uma péssima ideia.
Além disso, você também deve buscar escolher uma roupinha que tenha a ver com o ambiente em que a cerimônia será realizada. Ou seja, se o casamento é ao ar livre em uma tarde de verão, fazer com que os pequenos se vistam com várias camadas de roupas pode deixá-los desconfortáveis e isso pode fazer com que fiquem desanimados e com calor.
Assim, a dica é escolher por looks conforme a ocasião e nada de tentar transformar as daminhas e pajens em mini-noivos. Ou seja, a roupa das crianças não precisa necessariamente ser parecida com a do casal, pois é preciso pensar primeiramente no conforto das crianças.
Dessa forma, se o casamento é ao ar livre, os meninos podem usar bermudinhas e uma camisa com suspensório, que é uma combinação leve e que permite uma maior liberdade de movimento para os pequenos. Já os vestidos das meninas não devem ser longos o suficiente para que possam arrastar no chão, sendo ideal que mostrem os pezinhos da criança e, consequentemente, seus sapatinhos.
Os acessórios podem ser usados sem moderação, tudo para deixar os pequenos ainda mais fofos. Nesse sentido, os meninos podem usar uma gravatinha borboleta ou um detalhe com flor em sua camisa. Já as meninas podem usar grandes laços em seus vestidos ou coroas de flores no cabelo, por exemplo.
Aqui é a sua criatividade que manda na hora de compor os looks, contudo, lembre-se de sempre pensar no conforto e bem-estar dos pequenos, pois isso fará uma grande diferença, principalmente no humor das crianças durante o seu grande dia.
Fotos de Pajens e Daminhas em Cerimônias de Casamento
Para encerrar, separamos algumas fotos que servirão de inspiração. Confira!
Imagem 1 - Daminha abraçada com Pajem
Daminha de vestido, bem clássico, e o pajem está de calça social, camisa e suspensório. Visual bem clássico e leve para uma cerimônia a céu aberto.
Imagem 2 - Daminha com capa
Bem estilosa, né? Essa capa sobreposta em tom azul-esverdeado deixa a criança com um visual bem elegante e formal. Importante observar que se trata de uma menina com aproximadamente 6 a 7 anos e que quanto maior, mais formal a roupa pode ser. Evitar sempre esses tipos de acessórios em crianças pequenas, pois pode ser desagradável para os pequenos.
Imagem 3 - Daminha combinando com as madrinhas
Na hora de escolher a roupa da daminha você pode se basear no que as próprias madrinhas irão vestir, mantendo assim um padrão visual daqueles(as) que estão participando efetivamente da cerimônia.
Imagem 4 - Simples e charmosa
Um belo penteado, textura nos cachos, flores na cabeça e vestidinho infantil branco. É básico, mas bem pensado e não tem nada melhor que isso. Look simples e de sucesso para as daminhas.
Imagem 5 - Daminhas com placas de anunciação
Como mostramos no decorrer da matéria, a função das daminhas e pajens se extende a muitos setores. Eles podem simplesmente entrar na cerimônia, encantando com seu charme, bem como levar alianças e carregar plaquinhas, como ilustrado acima.
Imagem 6 - Pajem carregando as alianças
Em um casamento à céu aberto, o pequeno pajem se encarrega de levar as alianças ao casal. Aqui, ele está vestido com calça jeans bege, camisa social, suspensório e arranjo de flores nos acessórios.
Imagem 7 - Pajem com plaquinha
São diversos tipos de frase para usar. Desde frases cômicas à legítimas declarações de amor. Tudo vai depender da atmosfera que você procura e do sentimento que quer repassar. Mas nos exemplos acima podemos ver que os noivos quiseram descontrair. O primeiro anuncia a chegada da noiva, enquanto o segundo brinca ao dizer: "só estou aqui pelo bolo".
Imagem 8 - Roupinha de Pajem
Looks para pajens não faltam e os mais utilizados são os terninhos ou, então, calça, camisa e suspensório.
Imagem 9 - Daminha com vestido nude
Daminha jogando pétalas pelo caminho, anunciando a chegada da noiva. Mais lindinha impossível.
Como trazer inovação para o casamento com a participação da daminha e do pajem?
Para trazer inovação ao casamento com a participação da daminha e do pajem, considere as seguintes abordagens criativas:
- Entradas Especiais: Planeje uma entrada única para a daminha e o pajem, como uma entrada sincronizada com música ou em um pequeno veículo temático.
- Acessórios Temáticos: Use acessórios inovadores, como cestas personalizadas, placas com mensagens especiais ou balões coloridos, para destacar o papel deles.
- Participação Ativa: Dê a eles papéis importantes, como entregar alianças, carregar uma caixa de votos ou realizar uma breve leitura especial.
- Atividades Interativas: Inclua atividades durante a recepção, como uma cabine de fotos divertida ou uma área de entretenimento com jogos apropriados para a idade.
- Surpresas Memoráveis: Planeje uma surpresa, como uma apresentação especial, uma dança coordenada ou um número musical, para tornar sua participação inesquecível.
- Sessão de Fotos Criativas: Organize uma sessão de fotos exclusiva para capturar momentos espontâneos e divertidos com a daminha e o pajem.
- Presentes Personalizados: Ofereça presentes especiais e personalizados para a daminha e o pajem como forma de agradecimento e reconhecimento.
Incorporar essas ideias pode transformar a participação da daminha e do pajem em momentos inovadores e memoráveis no seu casamento.
Gostou? Deixe sua opinião nos comentários. Boas celebrações!
Fonte(s): Noiva Ansiosa e Zankyou.