0
Seu carrinho está vazio
Dicas

Como lavar as Roupas de Bebê?

Publicado em 09.11.2021 |
Visualizações
216 visualizações

Montar o enxoval é um momento mágico na vida de quem está esperando um bebê. Escolher as roupinhas que serão usadas pela criança logo nos primeiros dias de vida é uma experiência única, contudo, você sabe como lavar as roupas de bebê para evitar alergias e irritações?

É preciso ter muita atenção na hora de fazer a lavagem das roupinhas de bebê. Isso porque, além de serem peças delicadas, qualquer fungo, poeira ou ácaro nessas roupas pode acabar afetando a saúde do recém-nascido, uma vez que o sistema imunológico dos pequenos ainda não é forte suficiente nos primeiros dias de vida.

Pensando nisso, separamos algumas dicas úteis para você descobrir como lavar as roupas do seu bebê antes mesmo que ele venha ao mundo e, assim, garantir o conforto e a boa saúde do seu pequeno tesouro. Boa leitura!

Como lavar Roupas de Bebê?

Roupinhas de Bebê

Antes de iniciar, saiba que os cuidados com o bebê já começam antes mesmo da sua chegada ao mundo. E com as roupas de bebê não é diferente. Além de comprá-las, a mamãe também vai precisar lavá-las corretamente para que atenda todos os requisitos de segurança que a criança carece.

Quando lavar as roupas de bebê antes do nascimento?

Como Lavar Roupas de Bebê

A partir da 30ª semana de gestação, é recomendado que as mamães já comecem a preparar a mala ou bolsa de maternidade. Isso porque, com a proximidade do parto (e a possibilidade que ele aconteça antes do tempo programado), não há espaço para erros.

Assim, se você já montou o enxoval do seu bebê com antecedência, a partir da 30ª semana já é hora de começar os preparativos, o que inclui lavar todas as peças que o bebê irá utilizar para sair da maternidade e nos primeiros dias de vida.

Dessa forma, recomenda-se lavar todas as peças grandes separadamente das roupinhas. Ou seja, lave separadamente os cobertores, lençóis, edredons, mantas, chales, fraldas de pano e toalhas do bebê.

Em seguida, você deve lavar as roupinhas do tamanho recém-nascido (RN) e P, com destaque para aquelas que farão parte da mala que será levada para a maternidade.

Qual Sabão eu devo usar ao lavar as roupas de bebê?

Lavar Roupa de Bebê

Como a pele dos bebês é bastante delicada, recomenda-se que você somente lave as roupas de bebê com sabão neutro ou sabão de coco, que é menos agressivo para a pele. Hoje, você encontra no mercado uma série de opções de sabão formulados especificamente para roupas de crianças.

O sabão pode ser líquido ou em pó, contudo, não se esqueça de diluí-lo corretamente antes de mergulhar as roupinhas da criança na água para evitar que restos do sabão possam ficar impregnados na roupa.

Dê preferência para fragrâncias mais suaves, dica que também vale para o amaciante, que não deve ter um cheiro muito forte para não irritar as vias aéreas do recém-nascido. Outra dica importante é fazer a lavagem das peças em dias com sol ou mais quentes, pois, assim, as roupas secarão mais rápido e isso evita que elas possam ficar com um cheiro desagradável ou mesmo gerar mofo.

Como programar o ciclo da máquina para lavar roupas de bebê?

Lavar Roupas de Bebê

A maioria das máquinas de lavar do mercado possuem um ciclo para roupas delicadas. Como as roupas do bebê nunca foram usadas, você não precisa usar um ciclo mais agressivo para fazer essa lavagem, pois a ideia não é retirar a sujeira das roupas, mas apenas poeira e alguma eventual sujeira oriunda das mãos que as manipularam na produção.

Dessa forma, utilize um ciclo mais curto para lavar as roupas de bebê. Você pode, ainda, utilizar uma lava e seca, fazendo o uso do ciclo mais delicado para não estragar as peças. A dica, aqui, é usar pouco sabão para evitar que as roupas fiquem com um cheiro forte ou fiquem com resíduos do produto.

Lavagem à mão: como fazer?

Caso você não tenha uma máquina ou prefira não fazer o uso dela, também pode lavar as roupas de bebê à mão. Para isso, lembre-se de deixar as roupinhas de molho antes da lavagem por pelo menos duas horas, pois isso ajuda a abrir as fibras do tecido e faz com que a sujeira se desprenda com mais facilidade.

Na hora de esfregar as roupas, faça isso com a maior delicadeza possível para não as estragar. Caso tenha um tanquinho, também poderá usá-lo, contudo, lembre-se da dica da máquina de lavar e use sempre o menor ciclo de lavagem.

Dicas para secagem da roupa

Como Secar Roupa de Bebê

Após o processo de lavagem, é importante que você coloque as roupas para secar em um lugar arejado e, de preferência, à sombra. Dessa forma, você evita que o sol acabe desbotando as peças ou mesmo gerando manchas.

Lembre-se da dica de lavar as roupas em dias mais quentes, pois isso acelera o processo de secagem. Caso você tenha uma lava e seca, poderá usar a máquina para secar as roupas, contudo, lembre-se de conferir a etiqueta da peça para saber se ela pode ir à secadora.

Quando as roupinhas estiverem secas, use um ferro de passar para ajudar a eliminar qualquer micro-organismo que tenha resistido ao processo de lavagem, dobre-as e guarde-as no local adequado até que seu bebê possa usá-las.

Ainda tem alguma dúvida sobre como lavar as roupas de bebê? Tem alguma outra dica que não foi citada por aqui? Então deixe um comentário ao final deste artigo.

Até a próxima!

Fonte(s): ConsulRevista Crescer, UltraPopular.

Ofertas Especiais

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.