0
Seu carrinho está vazio
Dicas

Bebê Chegando: Como se preparar? 8 Dicas de Mãe

Publicado em 10.01.2022 |
Visualizações
429 visualizações

Seja o primeiro ou o quinto filho, a chegada do bebê à família é sempre uma verdadeira montanha-russa de emoções. Ter um bebê novo em casa pode ser motivo de pura alegria, mas também pode ser algo exaustivo para as mamães e papais.

Principalmente ao longo dos primeiros anos de vida da criança, os pais podem passar por momentos difíceis, principalmente por conta da falta de tempo, da falta de energia (por conta das noites mal dormidas) ou de ambos.

Por isso, para te ajudar a passar por essa fase com mais tranquilidade, separamos aqui 8 dicas super úteis de como se preparar para a chegada do bebê e tudo o que você deve saber antes do parto.

Assim, você pode aproveitar ainda mais os momentos leves e preciosos com o seu bebê.

8. Prepare a mala de maternidade

Mala Maternidade Bebê Chegando

Antes da chegada do bebê, você deve fazer uma listinha com os itens básicos que já devem ficar a postos dentro da mala que será levada para a maternidade.

Essa malinha precisa estar pronta com alguma antecedência, pois nunca se sabe se o bebê poderá nascer antes da hora ou mesmo se você precisará ir correndo para a maternidade no meio da noite.

Como a permanência da mamãe na maternidade dura, em média, de três a cinco dias, é indispensável ter na malinha alguns itens de vestuário e higiene para o bebê e para a mamãe.

Por isso, confira a seguir quais são os elementos que não podem faltar na sua mala de maternidade:

Para o bebê:

  • Macacões tamanho RN;
  • Bodies ou pijamas;
  • Babadores;
  • Manta de algodão;
  • Casaquinhos;
  • Gorro;
  • Algum brinquedinho;
  • Luvas e meias;
  • Fraldas;
  • Lenços umedecidos;
  • Creme para assadura e algodão.

Já para a mamãe:

  • Roupas limpas e pijamas para se trocar;
  • Sutiã e camisolas para amamentação;
  • Roupas íntimas;
  • Absorventes higiênicos;
  • Uma manta ou xale;
  • Chinelos;
  • Meias quentes;
  • Almofadas para amamentação;
  • Artigos de higiene pessoal;
  • Toalhas umedecidas;
  • Documentos pessoais e caderneta de vacinação.

7. Teste e monte tudo o que você comprou para o bebê

Preparativos Chegada do Bebê

Com o bebê a caminho, não dá para deixar para montar ou comprar algumas coisas somente depois do parto, não é mesmo?

Por isso, antes da chegada do bebê, certifique-se de montar o berço e deixá-lo pronto, com todo o enxoval para receber o recém-nascido assim que voltar da maternidade.

Se você tem um carro, não se esqueça de comprar e testar um bebê-conforto em seu veículo para garantir a segurança do pequeno no trajeto de volta para a casa.

Cuide para que todos os móveis do quartinho do bebê sejam montados e estejam prontos em algumas semanas antes do parto. Assim, você terá mais tempo para curtir os primeiros dias de vida da criança.

6. Prepare e congele refeições

Congelar Alimentos Chegada do Bebê

Uma boa dica para as mamães que não querem deixar de lado a alimentação saudável quando da chegada do bebê é preparar algumas refeições um pouco antes do parto e deixá-las congeladas em casa.

Dessa forma, você não precisará gastar seu precioso tempo cozinhando e poderá ter mais tempo para cuidar do seu bebê ou mesmo para descansar.

É importante lembrar que as mamães devem manter uma alimentação saudável para que possam ter mais qualidade de vida e proporcionar uma melhor nutrição para seus filhos por meio do leite materno.

5. Faça provisões para seus pets

Atenção para os Pets Bebê Chegando

Se você tem animais de estimação, é bom dar um pouco de atenção aos seus amiguinhos peludos para que nada falte a eles quando da chegada do bebê.

Por isso, faça um pequeno estoque de ração, petiscos e outras guloseimas que você costuma dar para seu bichinho, para que você não precise ir ao pet shop com frequência.

Além disso, você deve providenciar uma pessoa para cuidar de seus pets enquanto estiver na maternidade e garantir que não lhes falte nada.

4. Confira suas medicações

Remédios Bebê Chegando

Se você ou alguém da família toma algum tipo de medicamento regularmente, é importante que você cuide para que essas medicações não faltem após a chegada do bebê. Por isso, certifique-se de que você tem as receitas e que elas estão dentro do prazo de validade.

Faça um pequeno inventário dos medicamentos que você tem em sua casa e dos que precisarão ser adquiridos. Isso também serve para itens de primeiros socorros que a família venha a precisar no dia a dia, como gaze, esparadrapos, antisséptico etc.

É esperado, e altamente recomendado, que verifique, juntamente com seu médico de confiança, se existe contraindicação no uso de algum remédio durante o período de gestação. 

3. Certifique-se de que está em dia com os cuidados preventivos

Médico Preventivo Bebê Chegando

Antes da chegada do bebê, é importante que a mamãe tenha tomado todos os cuidados de saúde que foram orientados pelo médico durante a gravidez.

Todavia, depois do nascimento, a mamãe precisa continuar tomando cuidado com a sua saúde.

Por isso, não deixe de visitar frequentemente seu médico para fazer check-ups e o seu dentista para garantir que está tudo certo com a sua saúde bucal. Reserve um tempo para fazer isso e procure alguém para ficar com o recém-nascido enquanto isso.

2. Reserve um tempo para si mesma

Gravidez Viagem Bebê Chegando

Mesmo em meio a correria que antecede o parto, é importante que a mamãe reserve um tempo para si mesma. Dessa forma, você deve investir esse tempo para ficar sozinha ou com seu parceiro(a).

Aproveite alguns minutos ou horas de tranquilidade por dia, pois, após a chegada do bebê, você precisará concentrar o máximo de tempo possível para cuidar do recém-nascido e pode ficar um pouco difícil conseguir esses momentos de relaxamento.

Se você puder, faça uma viagem ou procure uma casa de campo para passar alguns momentos tranquilos e agradáveis antes do parto.

1. Planeje o anúncio do nascimento

Anunciar Chegada do Bebê

Por fim, mas não menos importante, você pode buscar uma forma criativa e empolgante de anunciar a todos a chegada do seu bebê.

Pode ser um vídeo para as redes sociais ou uma mensagem para os amigos e parentes mais próximos. Aqui é a sua criatividade é quem manda.


E você, o que achou dessas dicas do que fazer antes do seu bebê chegar? Tem mais alguma dica e gostaria de compartilhá-la? Então, deixe seu comentário ao final deste artigo e ajude outras mamães a se sentir mais preparadas para o parto.

Ofertas Especiais

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.